A escatologia é a divisão da
teologia sistemática que estuda as profecias bíblicas sobre o nosso futuro
individual, e o futuro do mundo.
A escatologia é o clímax da
revelação divina, nela é explicada a principal razão da criação do mundo
material, e o cumprimento dos propósitos eternos de Deus para a humanidade.
Escatologia geral: trata acerca do futuro do mundo,
abordando os temas relacionados ao fim da presente dispensação, como por
exemplo, a segunda vinda de Cristo, a ressurreição geral e o juízo final.
Escatologia individual: trata acerca do futuro
individual do homem, abordando temas relacionados ao fim da vida do homem como
individuo, como por exemplo, a morte física, imortalidade, e o estado
intermediário dos mortos.
A profecia de múltipla referência
é algo que ocorre em vários textos bíblicos, e sua compreensão é fundamental
para entendermos, principalmente, passagens escatológicas na Bíblia.
A profecia de múltipla referência
também pode ser chamada de “profecia com realização múltipla” ou “profecia com
dupla aplicação".
A profecia de múltipla referência
é uma profecia que se refere a dois momentos distintos, isto é, seu cumprimento
não se esgota num determinado evento, mas em dois ou até três eventos.
Assim, a profecia alcança seu
cumprimento pleno e final em períodos diferentes da História.
Basicamente
um estudo da escatologia bíblica procurar abordar: As
profecias em relação a Jesus Cristo: tanto a profecia messiânica da primeira
vinda de Cristo que é o assunto mais importante do Antigo Testamento, quanto às
promessas de Sua segunda vinda.
Profecias
em relação a Israel e aos gentios: existem várias profecias na
Bíblia com referência ao povo de Israel, bem como várias outras com relação aos
gentios.
Profecias
em relação à Igreja: tanto no Antigo quanto no Novo Testamento tais
profecias podem ser encontradas, onde fica claro a convocação de um corpo de
santos formado por judeus e gentios;
Estado
intermediário: uma abordagem sobre o estado intermediário dos
homens após a morte enquanto aguardam a ressurreição.
Reino
milenial: essa área é a que mais gera discussões devido as suas
diferentes escolas de interpretação, mas basicamente se refere ao milênio
mencionado no capítulo 20 do livro do Apocalipse.
Juízo
final: um estudo sobre o julgamento de todos os homens. O evento do
juízo final terá algumas diferenças, principalmente cronológicas, dependendo da
corrente de interpretação escatológica adotada.
Estado
eterno: um aprofundamento sobre os relatos de Apocalipse 21, onde é
descrito o local do estado eterno para os justos como sendo um novo céu e nova
terra, e para os ímpios o tormento eterno no lago de fogo, que é a segunda morte.
Profecias apocalípticas sempre
despertaram a curiosidade das pessoas em todas as épocas.
Existem pelo menos 30
“apocalipses judaicos” e outros manuscritos que foram escritos entre meados de
200 a.C. até 300 d.C. Os próprios discípulos de Jesus também tinham curiosidade
a respeito das coisas futuras (Mt 24:3).
Com base na curiosidade humana
acerca do fim dos tempos, ao longo da História não faltou “profecias” sobre o
fim do mundo. Dentro do cristianismo, as principais profecias furadas estão
relacionadas ao dia da volta de Cristo.
Muitas pessoas utilizando-se de
supostos códigos bíblicos e formulas matemáticas já tentaram descobrir o dia do
evento que apenas o Pai conhece (Mt 24:36).
Existem quatro principais escolas
escatológicas, que basicamente são quatro correntes interpretativas acerca da
escatologia bíblica. São elas:
1 - Pré-Milenismo Histórico: posição muito comum e
tradicional na História da Igreja. Defende a volta de Cristo como um evento
único após a grande tribulação para instituir o reino milenar e literal de
Cristo na terra.
2 - Pré-Milenismo Dispensacionalista: essa
posição é a mais recente dentro do cristianismo, sendo ensinada de forma
oficial em meados do século 19. Essa posição divide a volta de Cristo em duas
fases, sendo uma secreta para a Igreja e outra em glória visível a todos após
um período de sete anos de grande tribulação na terra. Como a Igreja a terá
sido arrebatada antes desse período, durante esse tempo então ela estará
participando das bodas do Cordeiro. Na segunda fase da segunda vinda de Cristo,
Ele estabelecerá seu reino milenar e literal na terra. Existe também uma
variação dessa posição chamada de Dispensacionalismo Progressivo, que
semelhante ao Pré-Milenismo Histórico, defende a
volta de Cristo em um único evento e a após a Grande Tribulação. Essa posição
ainda não é popular no Brasil, mas está ganhando força nos últimos anos,
principalmente entre as denominações que adotam o Dispensacionalismo Clássico,
mas que acabam migrando para o Dispensacionalismo Progressivo devido a
possíveis incoerências teológicas.
3 - Pós-Milenismo: defende que a volta de Cristo
ocorrerá após o milênio, e que esse milênio será instituído com uma
evangelização global, onde a maioria das pessoas do mundo serão cristãs. Isso
ocasionará um grande desenvolvimento global em todos os aspectos (social,
econômico, político e cultural). No final desse período, Cristo voltará,
acontecerá a ressurreição tanto dos justos quanto dos ímpios, o julgamento
final e o estado eterno será estabelecido.
4 - Amilenismo: defende que a volta de Cristo será após a
grande tribulação em um evento único e visível a todos, para estabelecer o
estado eterno, ou seja, não haverá um período futuro de mil anos literal do
reino de Cristo na terra. Embora a expressão “Amilenismo” signifique “sem
milênio”, essa definição não condiz com o que essa visão escatológica defende.
O Amilenismo crê em um milênio, porém acredita que esse milênio não se trata de
um período literal de mil anos, mas de um período que se iniciou com a Primeira
Vinda de Cristo na terra, ou seja, dentro do Amilenismo o milênio não se refere
a um período literal de paz e prosperidade na terra, mas ao caráter espiritual
do Reino de Cristo que acontece com a Igreja na terra pregando o Evangelho e os
salvos que já morreram reinando com Cristo no céu até a sua segunda vinda. O
Amilenismo também defende um período final de grande tribulação sem precedentes
na terra. Após esse período, Cristo voltará com poder e glória, haverá a
ressurreição geral ( dos santos e dos ímpios), o juízo final e a instituição do
estado eterno, com novo céu e nova terra onde os salvos viverão eternamente,
enquanto os ímpios passarão a eternidade no lago de fogo e enxofre.
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POSTADO POR: PASTORA ELIANE DE
FATIMA
FONTE: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.apocalipseescatologia.app
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